quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Eu Professor (a)....

Conheça um pouco mais sobre cada professor, suas experiências, suas expectativas, suas idéias...

27 comentários:

  1. Eu, professora Alessandra.
    Sou professora há quase 20 anos e percebo depois de tanto tempo, o quanto tive que mudar para poder sempre adequar a minha prática aos novos tempos. Comecei sendo a “detentora do saber”, ensinava aos meus alunos da Educação de Jovens e Adultos verdades absolutas. Aos poucos fui percebendo que tais verdades tinham poucas aplicações práticas na vida deles.
    Parti em busca de novas formas de ensinar, mais significativa e prática. Percebi que o caminho não era “dar o peixe pronto, mas ensinar a pescar”. A partir daí, minha postura enquanto professora tornou-se a de uma aluna: aprender a aprender cada vez mais, de formas diversas e usando vários caminhos para atingir meu objetivo.
    Hoje percebo que mais do que conhecimentos preciso mostrar aos meus alunos o quanto é importante pensar, questionar e agir sobre as verdades que eu mesma ensinava a tantos anos atrás. Procuro fazer com que cada criança perceba que hoje não basta saber ler e escrever; é imprescindível refletir e modificar a realidade que se tem, sempre em busca da boa qualidade de vida.
    Futuro é isso que tento mostrar aos meus alunos: que todos terão o futuro tão sonhado desde que busquem, aprendam e interfiram em suas próprias histórias. E eu, enquanto professora, vou tentando me adequar aos novos conceitos e exigências dessa nossa sociedade, buscando conhecimentos novos e não apenas informações.

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  2. SER PROFESSORA

    Profissão, roedora, ofuscante, feliz, sonhora, servidora, nem um pouco ociosa, nem deveria ser rancorosa, idealmente amorosa...
    Esta foi a descrição romântica do que significa ser professora de outros tempos, o que pode continuar sendo ainda hoje a definição que alguns tem, porém encerrando-se em si mesma, não atende demandas dos tempos vigentes.
    O mundo globalizado, tecnológico e com inúmeros tantas informações crescendo a cada minuto, necessita de um outro “SER PROFESSOR”.
    Um professor, capaz de ser aprendiz, pensante e não mero reprodutor e repetidor de conteúdos anuais, estáticos, imutável.
    Procura-se professores que sejam capazes de democratizar seus relacionamentos, compartilhar saberes e sobretudo que saiba ensinar os discentes a transformar às diversas informações em conhecimentos, sabedoria para viver e conviver nesta geração globalizada, que sejam capazes de dialogar com si mesmos e com a incerteza e a flexibilização de conceitos que vão e vem a todo momento.
    Ser professor deste século, é ser aprendiz, é administrar conflitos que burbulham a todo instante no ler, no escrever, no ser e no estar mergulhado em diversidades tão divergentes.

    Adalgisa Saltosque

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  3. “Eu, professora Tábita”
    Sou formada em Artes plásticas a 5 anos, trabalho como professora de Arte na rede municipal de ensino da minha cidade, São José dos Campos. Comecei a lecionar na rede no inicio de 2008, onde pela primeira vez tive contato integral com o sistema, ou seja, tornei-me professora atuante. Posso dizer que foi um início de muito aprendizado, de troca de experiências, tanto com alunos quanto com professores, o que foi e é muito enriquecedor até o presente momento.
    Noto que a tecnologia e as muitas informações oferecidas atualmente mexe com todos, pois precisamos estar antenados aos fatos para acompanhar nossos alunos, que absorvem tudo o que lhes são passados, o que cabe a nós professores direcioná-los, conduzindo-os a se tornarem críticos, buscar embasamento para seus argumentos e continuar a busca por novas descobertas e conhecimentos.
    Sei que ainda estou dando os primeiros passos, mas procuro me manter atualizada por meio de cursos para que meus conhecimentos não envelheçam e sim, se renovem, aprendendo e ensinando, pois considero a troca importante para o crescimento.

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  4. Eu, professora Vanessa

    Sou formada em Letras – Português/Inglês, concluí o curso em 2005 na Universidade de Mogi das Cruzes. Inicialmente, atuei em áreas técnicas da Educação, em seguida, iniciei minha experiência como professora de Língua Portuguesa. Atualmente trabalho na rede municipal de ensino de São José dos Campos, onde atuo desde fevereiro de 2009. Trabalho com turmas dos 7º a 9º anos, com os quais tenho mais afinidades.
    Meus objetivos ao fazer esse curso têm relação com a minha atividade pedagógica, pois pretendo ampliar meus conhecimentos em relação aos inúmeros recursos de informação disponíveis hoje em dia, os quais, acredito, podem representar importantes recursos de aprendizagem, desde que bem aproveitados. Com essa expectativa é que dou início a este curso de TIC – Tecnologias na Educação.

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  5. Eu professor Sebastião

    Sou de uma geração que cuja aprendizagem se dava através de conteúdos prontos para decorar. Quando me tornei professor, tive que lutar muito para sair da rotina de quadro negro e giz. Não sou muito fanático pela informática, mas a evolução das tecnologias me obriga a procurar novos meios para auxiliar meus alunos na busca de novos conhecimentos e descobertas de habilidades. Como a cada segundo surge uma nova tecnologia, acredito que o professor também tem a necessidade de se manter atualizado para que possa auxiliar p seu aluno na relação ensino-aprendizagem.

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  6. Eu professora Maria Luisa

    Ainda jovem tive oportunidade de conhecer maquinas que poderiam ser programadas por comandos (numéricos), meu pai me apresentou a esse novo mundo.
    Com o passar do tempo continuei me interessando e em 94 pude comprar meu primeiro computador. Confesso que era um bicho com mais de sete cabeças (risos). Não podia fazer nada de “errado” que perdia tudo e aí chorava. O tempo passou e percebi que não era nada disso, pois, meus filhos se “arriscavam no mundo digital” e eu ali com receio, fui a luta. Hoje uso o computador e a Internet a meu favor, e a favor de meus alunos. Procurando fazer com que compreendam assim como eu que estamos lidando com uma nova forma de aprendizagem e muitas informações ao mesmo tempo, lembrando sempre de separar o que é verdadeiro e organizar o que se quer.
    Tenho certeza que para tanto, o professor deve procurar estratégias para ensinar seus alunos a lidar com as novas tecnologias que se apresentam, sem medo e com critérios. Temos um novo aluno e novas formas de aprender a aprender, temos primeiro que mudar nossa forma de pensar sobre o novo para depois usá-lo e se apropriar dele. Maria Luisa

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  7. Eu professora Tânia
    Sou professora que gosta de lecionar e estou querendo aprender sempre.
    Precisamos acompanhar as novas tecnologias modernizando-nos tecnologicamente e cientificamente para tornarmos autônomos e assim capazes de enfrentar novas formas de aprendizagem e relacionar tudo isso com o conhecimento adquirido.

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  8. Eu Professora Patrícia
    A cada dia que passa o mundo se transforma um pouco mais e precisamos estar atentos para estas mudanças, principalmente na educação as exigências são outras, muito diferente do nosso tempo de criança, hoje o aluno tem acesso há várias tecnologias e muitas vezes as domina melhor que o professor.
    Para vencermos neste mundo digital é necessário que o educador esteja atento e disposto a estudar, nossa sociedade exige esta atualização e este novo conhecimento, uma nova cultura da aprendizagem, perceber que o aluno entende e aprende de uma forma diferente.
    Para que algo aconteça realmente é necessário acreditar e investir no conhecimento e desejá-lo, as tecnologias da informação criam novas formas de distribuir a informação e estas informações vão exigir do leitor novas competências cognitivas, é exatamente neste ponto que entra o professor que poderá, se compreender as TICs, fazer as intervenções para auxiliar este novo aprendizado.
    Acredito que como educadora este curso irá possibilitar que eu me torne uma professora com esta nova competência capaz de transmitir aos alunos meus conhecimentos sobre a novas tecnologias de informação.

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  9. EU PROFESSORA ....

    Norma Assis, estou a 10 anos trabalhando como professora e a cada dia busco trilhar por esse caminho da nova cultura de aprendizagem tentando reorganizar a minha prática . É um desafio mudar o perfil de um ensino/aprendizagem que já estava enraizado em nossa prática.
    Precisamos romper essa barreira, é nossa responsabilidade como educador proporcionar novas perspectiva no processo de aprendizagem de nossos alunos.

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  10. MINHA PROFISSÃO


    Sou professora de Matemática, me chamo Jane Lílian. Dou aula de matemática na prefeitura desde 1999. Gosto muito da minha disciplina, pois adoro cálculos.
    A minha disciplina para a maioria dos alunos é vista como um bicho de sete cabeças, mas com o passar do tempo eles vão criando o gosto por esta matéria.
    A minha expectativa diante do curso de informática é de aprimorar meus conhecimentos nesta nova tecnologia, para que eu possa utilizar este conhecimento nas minhas aulas de laboratório de informática.
    O meu ponto fraco é fazer atas nos HTC, pois penso eu que isto não é minha “praia”..
    Fora do ambiente escolar eu gosto muito de pintura, não sei desenhar, mas criei gosto em pintura em telas., e quando eu tinha tempo, cheguei a pintar alguns quadros.

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  11. EU PROFESSORA PAULA MARRA...

    Trabalho na rede a 10 anos,sou casada tenho uma filha linda e adoro o que faço.
    Acredito na capacidade de mudança que cada ser traz dentro de si e em função disto não desisto fácil. Estou sempre buscando seja parcerias, inovações, estratégias que possam colaborar com minha prática.
    Inscrevi-me neste curso a fim de buscar através desta ferramenta digital mais uma possibilidade de inclusão escolar para poder atender e desenvolver habilidades múltiplas encontradas em sala

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  12. Eu professora Ivone trabalho no Laboratório de Aprendizagem. Atendo crianças que apresentam dificuldades de Aprendizagem, estou fazendo o curso Tecnologia na Educação ensinando e aprendendo com as TIC e espero aprender e poder fazer uso dele na minha prática pedagógica.
    Embora seja meu primeiro dia de aula percebo que esse curso pode vir a ser um veículo motivador, que despertará o interesse das crianças que apresentam dificuldade para aprender.
    Aguarde novidades!

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  13. Eu, Maria Leite,professora de Geografia da EMEF Álvaro Gonçalves, tenho como expectativa do curso Tecnologia na Educação, aprender muitas coisas novas para aperfeiçoar meu trabalho no dia a dia. Gostaria de poder melhorar a qualidade de minhas aulas, inserindo novidades e desafios aos meus alunos

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  14. Eu professora Maria Célia

    Trabalho na EMEF Prof. Álvaro Gonçalves, com as classes iniciais,(alfabetização).
    Minha experiência anterior foi na Educação Infantil, onde trabalhei quatorze anos. Fui para o fundamental porque gosto de alfabetizar.
    As dificuldades são muitas, mas o prazer de ver o trabalho realizado, expectativas alcançadas é muito maior.
    Este curso ajudará a minha prática de Ensino e Aprendizagem, tornando-a mais rica e interessante.

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  15. Eu, professora Leila...

    Trabalho na EMEF Álvaro Gonçalves, com o 2º ano.Estou na rede apenas a um ano.
    Em minha trajetória profissional tive a oportunidade de conhecer muitas pessoas competentes que puderam acrescentar um pouco de si em minha prática pedagógica e assim vou construindo novas competências.
    Considero-me criativa, tenho um pouco de facilidade em criar coisas e modificar outras. Minha maior dificuldade é o trabalho com a Matemática, mesmo me esforçando sinto que sempre falta algo.
    Em relação ao curso tenho grandes expectativas, espero aprender muito e poder utilizá-las nas aulas de informática com meus alunos. Gostaria muito de aprender a criar um site. Não sei se isso acontecerá neste curso, mas irei buscar esse conhecimento.

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  16. Eu professora neta



    Sou uma professora sonhadora.Fico imaginando coisas novas, melhores e interessantes as quais desafie os meus alunos ao conhecimento e a paixão pela vida.
    As artes me encantam pela forma como apresentam e compreendem a vida e eu gostaria de poder despertar nos meus alunos um olhar que os fizesse enxergar o que há de bom e as expectativas a nossa volta.
    Com esse curso espero aumentar o meu poder de comunicação, o qual,com certeza me abrirá novas portas na busca por novos conhecimentos, os quais, me darão maiores possibilidades de realização com os meus alunos.

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  17. Professora há 23 anos, gosto muito de trabalhar com o computador. Aprendi sozinha, como se diz, fuçando... Faço uso dele com frequência no meu trabalho. Mesmo contando histórias, consigo utilizá-lo. Gosto muito desta máquina. Ela é minha parceira, um recurso que posso lançar mão para motivação e aprendizado dos educandos.Estou aqui porque gosto. Gosto de poder aprender um pouco mais. Aliás, fazendo um trocadilho; precisamos dominá-lo para que ele não nos domine...

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  18. Produção Escrita

    Eu Cacilda, professora da rede há 17 anos, leciono na EMEF Professor Therezinha do Menino J.S Nascimento, adoro minha profissão, e procuro no máximo, me dedicar aos meus alunos, pois noto que os mesmos precisam muito de mim.
    Com isso espero me realizar nesse curso de informática, oferecido pela SME, e que o mesmo possa me ajudar a passar conhecimentos a aqueles que de mim dependem. Tenho um bom conhecimento no Word, porém preciso me aprimorar mais nessa chamada, que é a tecnologia nas escolas, uma vez que nossos alunos já o possuem em casa.
    Para que fique mais prazerosas as aulas, eu como professora preciso estar atualizada, nessa área, e oferecer a eles o necessário para que todos façam parte da inclusão digital.
    Espero ser muito feliz aqui com minhas novas amigas.

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  19. Neste Eu professora NEUZA

    curso minhas expectativas são continuar a aprender sobre o computador e suas ferramentas o qual tenho dificuldades.Quero muito aprender e sei que vou conseguir
    com ajuda da monitora e minhas amigas.

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  20. Eu professora Renata...

    Sou professora da Rede Municipal desde março de 2006. Antes disso, trabalhava na FUNDHAS (Fundação Hélio Augusto de Sousa), onde foi a minha maior escola e tive as melhores experiências que contribuíram para minha carreira como professora. Já trabalhei em três escolas diferentes, (todas da periferia da Zona Sul de São José dos Campos): no primeiro ano lecionei na EMEF Prof. Moacyr Benedicto de Souza (com a 4ª série- hoje 5º ano), no segundo ano na EMEF Prof Álvaro Gonçalves (com a 4ª série- hoje 5º ano), no terceiro ano novamente no Moacyr (com 3º ano) e por fim este ano estou na EMEF Profª Therezinha do Menino Jesus Soares Nascimento (com 1º ano – alfabetização). Devo reconhecer que estou encantada com este ano e com todo o retorno que venho tendo com o trabalho que estou realizando, mesmo com todas as dificuldades existentes. Diariamente, com meus alunos, busco mostrar que a escola pode ser um local de “encantamento”, por isso, procuro realizar atividades de forma diferenciada, com muito bom humor, afeto e amor pela profissão. É por ser “educadora” com amor, que estou hoje aqui, realizando mais um curso, agora de Informática. Acredito no poder que o aperfeiçoamento e a busca de conhecimentos traz de progressos para nossas vidas. Espero poder compartilhar bons momentos e aprender cada vez mais com as experiências de todos.

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  21. Eu, Professora Ana Maria gosto muito de trocar experiências com os colegas para que eu possa melhorar minha prática em sala de aula.
    Também gosto de fazer tricô, cozinhar pratos diferentes nas horas vagas como terapia ocupacional em casa.
    Gosto de participar de projetos diversificados direcionados a área de Matemática, preparar aulas no computador e realizar apresentação para os alunos no datashow. Ensinar os alunos a preparar trabalhos no PowerPoint e Excel para as disciplinas de Ciências e Matemática – tive um ótimo retorno no ano de 2008 com alunos dos sextos anos das séries finais.
    Quando necessário vou atrás de cursos que possam me auxiliar com alunos integrados, não sei ficar parada esperando – sempre respeitando os seus limites.

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  22. MEUS PRIMEIROS GRANDES PASSOS

    Eu professora Leandra tenho 24 anos e atuo como professora há seis anos. Nos primeiros três anos trabalhei na Educação Infantil na Prefeitura de Jacareí. No começo tive muitas dificuldades, pois recém formada no Magistério e estudante de licenciatura em Matemática, faltava me maturidade e experiência para lhe dar com a rotina de uma sala com tantos pequeninos.
    Neste período me forme em Matemática e me matriculei no curso de Pedagogia.
    Em 2005 efetivei no Estado de São Paulo, em razão do concurso prestado no mesmo ano. Com a minha classificação não consegui vaga próxima de minha residência e tive que optar em trabalhar na Grande São Paulo, na esperança de conseguir uma vaga por substituição. Mas, em virtude da pouca pontuação, não consegui, morei sozinha e trabalhei em São Paulo por três anos.
    Foi então, em Março de 2009, fui convocada a efetivar uma vaga na Prefeitura de São José dos Campos e isso me trouxe grande alegria, uma vez que já havia desistido de voltar a trabalhar e morar na minha cidade. Decidi exonerar do cargo do Estado. É claro que sofri para tomar tal decisão, pois ao longo do tempo que trabalhei em São Paulo fiz grandes amizades, encontrei o homem da minha vida, além de já estar bem acostumada a rotina da escola.
    E diante todas essas mudanças aprendi a viver com o inesperado, com as dificuldades persistentes e humanas num ramo de trabalho que você trabalha o tempo todo com o público e sua diversidade.
    Mas, ainda luto para triblar as constantes ausências familiares aos meus alunos. Tem sido complicado conviver com o vai-e-vem da aprendizagem dos alunos, por conta do pouco caso dos pais, que estão acostumados com o ensino assistencialista criado ao longo dos anos, onde a escola é o centro da resolução de “tudo”, e esse “tudo” tem sido muito, para a escola tão carente de material, espaço e cultura.

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  23. Professora Michele Alves

    Em minha adolescência almejava ser psicóloga e minha mãe sempre dizia que eu tinha jeito de professora. Como a maioria das pessoas da minha idade na época “não dava ouvidos” ao que ela tão sabiamente dizia... Foi então que fui participar de um trabalho vontulário com crianças por meio de oficinas e me apaixonei.
    E assim começou a minha saga como professora. Trabalhei em escolas particulares, com educação infantil e ensino fundamental.
    Esse ano marcou uma nova, satisfatória e desafiadora etapa na minha vida profissional, pois estou trabalhando na Rede Municipal de São José dos Campos mais precisamente com o Projeto de Recuperação Intensiva.
    Tenho como habilidades gostar de pessoas, de conviver com a diversidade, e a comunicação.
    Tenho como grande desafio aprender a utilizar as ferramentas disponíveis para melhorar a minha prática em sala de aula considerando as diferenças existentes nas formas de aprender de cada aluno.

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  24. Eu professora Marlene


    Ser professora... Costumo dizer que magistério não é uma profissão, e sim uma doença, entra no sangue como se fosse uma doença.
    Pensando melhor, pode ser a cura, não de mim, mais sim de um pouco da ignorância (no sentido de não saber).E se isso pode ser feito através de mim, porque não. Gosto da minha profissão, ganho o meu sustento e dos meus filhos fazendo o que gosto, sei que sou privilegiada por isso. Tenho habilidades e alguns desconfortos na minha prática, uma delas é a necessidade de estar sempre atualizada com a tecnologia, a informática esta presente em tudo que envolve educação, hoje já existe dois tipos de analfabetismo, o formal e o digital, e os dois são necessários para a completa cidadania.
    Quero com essa curso sanar um pouquinho essa deficiência em relação a informática, e usar isso em sala de aula e na minha vida.

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  25. Eu professora, Ivani Gomes da Rosa Trindade, lotada no cargo de Prof. II ,efetiva na SME, na área de Ciências.
    Apresentando algumas competências em ser uma professora dedicada, determinada muito organizada, responsável e procurando sempre auxiliar todos que precisam, mas apresentando também muitas dificuldades em poder desenvolver o meu trabalho por trabalhar com uma diversidade de estudantes que apresentam muita diversificação em atitudes e comportamento.
    Estou fazendo o curso com uma grande expectativa ,em me aprimorar mais em informática afim de ter mais recursos para trabalhar com meus alunos,melhorando e incentivando a motivação na aprendizagem dos alunos.
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  26. É muito bom ver tanta motivação!

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  27. Eu professora Márcia,ao mesmo tempo em que analiso os anos de experiência como educadora,me sinto muitas vezes impotente diante de situações em sala de aula e de vida pessoal.
    Às vezes me sinto forte e às vezes me sinto frágil.Uma das grandes certezas de minha vida é a minha paixão pela sala de aula.
    Em minha vida pessoal,minha grande realização são as minhas filhas e os meus netos que dão um sabor especial a minha vida.
    Vivo intensamente cada minuto, pois sei que devem ser bem vividos pois não voltam mais.Acredito no ser humano e acabo muitas vezes me magoando.
    Tenho muito ainda a aprender e vivo buscando. Me fascino pela internet e pouco sei sobre ela. O que eu espero do curso é ampliar meus conhecimentos de uma forma agradável e me sentir mais segura, pois hoje em dia o computador está diretamente ligado ao meu dia-a-dia.

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